Hospital Regional de Barra do Garças vai transformar assistência hospitalar em todo Araguaia, afirma Dr. Eugênio
Segundo o deputado, a unidade vai ampliar a cobertura de média e alta complexidade em Mato Grosso, consolidando a regionalização da saúde no estado
3 min de leitura

O deputado estadual Dr. Eugênio comemorou o anúncio da construção de um hospital regional em Barra do Garças e classificou o projeto como divisor de águas na assistência à saúde do Vale do Araguaia. O parlamentar protagoniza a discussão sobre a nova unidade há três anos e vem defendendo que a regionalização da saúde é urgente em um estado de dimensão territorial tão ampla como é Mato Grosso.
"Essa discussão é antiga, pois há anos vemos a necessidade de uma estrutura regional de atendimento, que possa desafogar a saúde de Barra do Garças e ofertar atendimento de média e alta complexidade no Médio e Alto-Araguaia", explicou Dr. Eugênio.
"Em 2023, fizemos uma audiência pública para debater o tema. Por já ter trabalhado no hospital municipal de Barra como médico, as condições e necessidades da saúde local não eram novidades para mim. Eu já conhecia aquela realidade e a partir dali comecei um trabalho de articulação com o Governo de Mato Grosso para convencê-lo também sobre a importância da unidade regional", disse.
Na quinta-feira passada (18), um novo capítulo fortaleceu a ideia. Em reunião com os prefeitos do Araguaia e o Governo do Estado, o parlamentar defendeu firmemente a construção da unidade e aqueceu a mobilização das lideranças regionais em torno do projeto.
Nesta segunda-feira (22), em passagem por Barra do Garças, o governador Otaviano Pivetta finalmente anunciou a construção de um hospital regional no município, aos moldes das demais unidades regionais em execução no estado. A nova unidade terá 60 mil metros quadrados de construção e ofertará atendimento de média e alta complexidade hospitalar aos 13 municípios consorciados.
Segundo o governador, os passos seguintes ocorrerão ao longo dos próximos meses, com expectativa de licitar a obra até o final do ano. "O prefeito [Dr. Adilson] ficou de apresentar a documentação do terreno até o dia 22 de agosto e a partir desse dia nós vamos mandar a nossa equipe para começar o projeto do novo hospital", afirmou Pivetta.
Para Barra do Garças, a unidade regional vai desafogar a estrutura local de saúde, que acaba recebendo pacientes de toda a região leste mato-grossense. O Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck passará a atender mais diretamente a demanda da cidade, enquanto a nova unidade atenderá casos mais complexos mediante encaminhamento.
Para o Vale do Araguaia, o hospital reduzirá a necessidade de longos deslocamentos para transferir pacientes à capital Cuiabá. A distância, dificuldade e tempo de deslocamento, em muitos casos, podem custar a vida do paciente.
Com o anúncio, o Araguaia tem a expectativa de contar com três unidades regionais para atender a demanda de mais de 30 municípios. Isso porque, além da unidade regional de Água Boa, a região aguarda a entrega do Hospital Regional do Norte-Araguaia em construção em Confresa.
O deputado Dr. Eugênio tem protagonizado essas mudanças, com um intenso trabalho na área da saúde voltado à região. Em quase 8 anos como parlamentar do estado, ele articulou a construção dos novos hospitais e atuou na manutenção das unidades já existentes. Além disso, o deputado possibilitou uma diversidade de serviços e melhorias, como a realização de cirurgias eletivas, a viabilização de veículos novos e o apoio no custeio das despesas da saúde em dezenas de municípios do Araguaia.
"Estamos assistindo a uma revolução na saúde do Araguaia, com a ampliação da cobertura em média e alta complexidade hospitalar, a oferta de especialidades e uma estrutura completa, moderna e autossustentável. Fico muito feliz em estar participando dessa transformação na minha região", destacou.
"Essa discussão é antiga, pois há anos vemos a necessidade de uma estrutura regional de atendimento, que possa desafogar a saúde de Barra do Garças e ofertar atendimento de média e alta complexidade no Médio e Alto-Araguaia", explicou Dr. Eugênio.
"Em 2023, fizemos uma audiência pública para debater o tema. Por já ter trabalhado no hospital municipal de Barra como médico, as condições e necessidades da saúde local não eram novidades para mim. Eu já conhecia aquela realidade e a partir dali comecei um trabalho de articulação com o Governo de Mato Grosso para convencê-lo também sobre a importância da unidade regional", disse.
Na quinta-feira passada (18), um novo capítulo fortaleceu a ideia. Em reunião com os prefeitos do Araguaia e o Governo do Estado, o parlamentar defendeu firmemente a construção da unidade e aqueceu a mobilização das lideranças regionais em torno do projeto.
Nesta segunda-feira (22), em passagem por Barra do Garças, o governador Otaviano Pivetta finalmente anunciou a construção de um hospital regional no município, aos moldes das demais unidades regionais em execução no estado. A nova unidade terá 60 mil metros quadrados de construção e ofertará atendimento de média e alta complexidade hospitalar aos 13 municípios consorciados.
Segundo o governador, os passos seguintes ocorrerão ao longo dos próximos meses, com expectativa de licitar a obra até o final do ano. "O prefeito [Dr. Adilson] ficou de apresentar a documentação do terreno até o dia 22 de agosto e a partir desse dia nós vamos mandar a nossa equipe para começar o projeto do novo hospital", afirmou Pivetta.
Para Barra do Garças, a unidade regional vai desafogar a estrutura local de saúde, que acaba recebendo pacientes de toda a região leste mato-grossense. O Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck passará a atender mais diretamente a demanda da cidade, enquanto a nova unidade atenderá casos mais complexos mediante encaminhamento.
Para o Vale do Araguaia, o hospital reduzirá a necessidade de longos deslocamentos para transferir pacientes à capital Cuiabá. A distância, dificuldade e tempo de deslocamento, em muitos casos, podem custar a vida do paciente.
Com o anúncio, o Araguaia tem a expectativa de contar com três unidades regionais para atender a demanda de mais de 30 municípios. Isso porque, além da unidade regional de Água Boa, a região aguarda a entrega do Hospital Regional do Norte-Araguaia em construção em Confresa.
O deputado Dr. Eugênio tem protagonizado essas mudanças, com um intenso trabalho na área da saúde voltado à região. Em quase 8 anos como parlamentar do estado, ele articulou a construção dos novos hospitais e atuou na manutenção das unidades já existentes. Além disso, o deputado possibilitou uma diversidade de serviços e melhorias, como a realização de cirurgias eletivas, a viabilização de veículos novos e o apoio no custeio das despesas da saúde em dezenas de municípios do Araguaia.
"Estamos assistindo a uma revolução na saúde do Araguaia, com a ampliação da cobertura em média e alta complexidade hospitalar, a oferta de especialidades e uma estrutura completa, moderna e autossustentável. Fico muito feliz em estar participando dessa transformação na minha região", destacou.
Publicado originalmente em araguaianoticia.com.br



