Desembargador Juvenal Pereira encerra carreira após 42 anos na magistratura de MT
LINHA FINA: Prestes a completar 75 anos, magistrado recebeu a mais alta honraria do TJMT antes da aposentadoria compulsória, marcada para 16 de julho.
2 min de leitura

O desembargador Juvenal Pereira da Silva iniciou oficialmente sua despedida do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta quinta-feira (25), ao ser homenageado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita. Prestes a completar 75 anos, idade da aposentadoria compulsória, ele deixará o cargo no próximo dia 16 de julho, encerrando uma trajetória de 42 anos dedicados à magistratura mato-grossense.
A honraria, considerada a mais alta concedida pelo TJMT, reconhece os serviços prestados pelo magistrado ao Poder Judiciário e à sociedade ao longo de sua carreira.
Natural de Poxoréu, Juvenal Pereira ingressou na magistratura em 4 de janeiro de 1984, após atuar como advogado e professor. Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passou por comarcas como Poxoréu, Rondonópolis e Cuiabá, com atuação nas áreas cível, criminal e eleitoral.
Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. Ao longo da carreira, também ocupou cargos de destaque, entre eles os de vice-presidente do TJMT, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedor-geral da Justiça no biênio 2023/2024.
Durante a cerimônia, o magistrado fez um balanço da trajetória e afirmou deixar a magistratura com sentimento de dever cumprido.
“Combati o bom combate. Terminei minha carreira. Vivi na fé, batalhas lutei, guerras venci. Hoje encerro esta trajetória com a consciência de que fiz o melhor que me foi possível para o bem de todos”, declarou.
Juvenal também agradeceu aos colegas, servidores, familiares e amigos que o acompanharam durante sua vida profissional.
“Levo comigo as memórias e o orgulho de ter feito parte da história do Poder Judiciário do meu Estado”, afirmou.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a contribuição do colega para o fortalecimento da Justiça estadual e lembrou sua participação em projetos institucionais, como a implantação do modelo estadual do Juiz das Garantias.
Companheiro de Câmara Criminal durante anos, o desembargador Geraldo Giraldelli também ressaltou o legado deixado por Juvenal.
“Sua toga foi honrada ao longo de toda a carreira e representa um exemplo para o Judiciário mato-grossense”, disse.
A médica Solange Went de Ferreira, companheira do desembargador, afirmou que a aposentadoria representa o início de uma nova etapa, mas destacou que o magistrado continuará contribuindo com a sociedade por meio da experiência acumulada.
Ao encerrar o discurso, Juvenal reforçou que pretende permanecer ativo mesmo após deixar o Judiciário.
“Enquanto vida eu tiver, continuarei trabalhando pelo bem-estar das pessoas, porque o trabalho enobrece o homem. Sigo para um novo tempo levando comigo a gratidão, as lembranças e a certeza de que vivi na fé”, concluiu.
A honraria, considerada a mais alta concedida pelo TJMT, reconhece os serviços prestados pelo magistrado ao Poder Judiciário e à sociedade ao longo de sua carreira.
Natural de Poxoréu, Juvenal Pereira ingressou na magistratura em 4 de janeiro de 1984, após atuar como advogado e professor. Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passou por comarcas como Poxoréu, Rondonópolis e Cuiabá, com atuação nas áreas cível, criminal e eleitoral.
Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. Ao longo da carreira, também ocupou cargos de destaque, entre eles os de vice-presidente do TJMT, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedor-geral da Justiça no biênio 2023/2024.
Durante a cerimônia, o magistrado fez um balanço da trajetória e afirmou deixar a magistratura com sentimento de dever cumprido.
“Combati o bom combate. Terminei minha carreira. Vivi na fé, batalhas lutei, guerras venci. Hoje encerro esta trajetória com a consciência de que fiz o melhor que me foi possível para o bem de todos”, declarou.
Juvenal também agradeceu aos colegas, servidores, familiares e amigos que o acompanharam durante sua vida profissional.
“Levo comigo as memórias e o orgulho de ter feito parte da história do Poder Judiciário do meu Estado”, afirmou.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a contribuição do colega para o fortalecimento da Justiça estadual e lembrou sua participação em projetos institucionais, como a implantação do modelo estadual do Juiz das Garantias.
Companheiro de Câmara Criminal durante anos, o desembargador Geraldo Giraldelli também ressaltou o legado deixado por Juvenal.
“Sua toga foi honrada ao longo de toda a carreira e representa um exemplo para o Judiciário mato-grossense”, disse.
A médica Solange Went de Ferreira, companheira do desembargador, afirmou que a aposentadoria representa o início de uma nova etapa, mas destacou que o magistrado continuará contribuindo com a sociedade por meio da experiência acumulada.
Ao encerrar o discurso, Juvenal reforçou que pretende permanecer ativo mesmo após deixar o Judiciário.
“Enquanto vida eu tiver, continuarei trabalhando pelo bem-estar das pessoas, porque o trabalho enobrece o homem. Sigo para um novo tempo levando comigo a gratidão, as lembranças e a certeza de que vivi na fé”, concluiu.
Publicado originalmente em infoverus.com.br



