TJMT concede maior honraria da Justiça ao desembargador Juvenal Pereira da Silva
Magistrado recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita e se prepara para a aposentadoria após 42 anos de carreira
4 min de leitura

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) homenageou, na manhã desta quinta-feira (25), o desembargador Juvenal Pereira da Silva com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita, a mais alta honraria concedida pelo Judiciário mato-grossense. A cerimônia foi realizada no Plenário Wandyr Clait Duarte e reuniu desembargadores, magistrados, servidores, familiares e pessoas que acompanharam sua trajetória nas últimas quatro décadas.
Prestes a completar 75 anos, Juvenal se aposentará no próximo dia 16 de julho, encerrando uma carreira de 42 anos na magistratura. Ele ingressou no Judiciário em 4 de janeiro de 1984, por concurso público, após atuar como advogado e professor.
Natural de Poxoréu, o desembargador é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá e possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Antes da magistratura, trabalhou em cartório, na iniciativa privada, no Exército Brasileiro, exerceu a advocacia e lecionou por mais de 20 anos.
Como juiz, atuou nas comarcas de Poxoréu, Rondonópolis e Cuiabá, nas áreas cível, criminal e eleitoral. Também foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz convocado nas Câmaras Cíveis, Criminais, Turmas Reunidas e Tribunal Pleno. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade.
Ao longo da carreira, ocupou funções como vice-presidente do TJMT, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedor-geral da Justiça no biênio 2023/2024. Mais recentemente, presidiu a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno e o Comitê de Promoção da Equidade Racial do tribunal.
Durante a homenagem, Juvenal afirmou que deixa a magistratura com o sentimento de dever cumprido.
"Combati o bom combate. Terminei minha carreira. Vivi na fé, batalhas lutei, guerras venci. Hoje encerro esta trajetória com a consciência de que fiz o melhor que me foi possível para o bem de todos", declarou.
Ao agradecer a homenagem, o desembargador também reconheceu o apoio recebido ao longo da carreira.
"Encerro essa fase eternamente grato pela saudável convivência, sobretudo pelo muito mais que aprendi do que ensinei. Levo comigo as memórias e o orgulho de ter feito parte da história do Poder Judiciário do meu Estado", afirmou.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a contribuição de Juvenal para o fortalecimento do Judiciário mato-grossense e relembrou a convivência entre os dois desde a época em que atuavam como advogados em Rondonópolis.
"A presença de Vossa Excelência nesta Casa deixa uma marca de seriedade, discrição e trabalho efetivo. Ao longo de sua trajetória, destacou-se pela firmeza técnica e pela atenção aos problemas concretos da Justiça, oferecendo importante contribuição para a implantação do modelo estadual do Juiz das Garantias em Mato Grosso", disse.
Zuquim também recordou uma frase dita por Juvenal no início da carreira.
"Quando disseram que não havia espaço para mais advogados, ele respondeu: 'O sol é muito grande e dá luz a todos'. Essa resposta revelava coragem, humildade e respeito pelo espaço de cada um", relembrou.
O desembargador Geraldo Giraldelli, que atuou ao lado de Juvenal na Câmara Criminal, ressaltou o legado deixado pelo colega.
"O desembargador Juvenal sempre foi uma pessoa simples, humilde, de um coração sem tamanho e extremamente capacitado. Sabia ser firme quando necessário, mas sem perder a humanidade. Sua toga foi honrada ao longo de toda a carreira e representa um exemplo para o Judiciário mato-grossense", afirmou.
A médica Solange Went de Ferreira, companheira do desembargador, destacou o apoio da família durante a carreira e falou sobre os planos para a aposentadoria.
"O vínculo familiar é muito importante em uma carreira como essa. Agora vamos nos organizar para ficarmos mais próximos e aproveitar um pouco mais a vida. Tenho certeza de que ele ainda tem muito a contribuir. É uma pessoa extremamente inteligente e certamente continuará colocando sua experiência e conhecimento a serviço da sociedade", disse.
Ao encerrar o discurso, Juvenal afirmou que pretende continuar trabalhando em favor da sociedade mesmo após deixar a magistratura.
"Enquanto vida eu tiver, continuarei trabalhando pelo bem-estar das pessoas, porque o trabalho enobrece o homem. Sigo para um novo tempo levando comigo a gratidão, as lembranças e a certeza de que vivi na fé."
Instituída pela Resolução nº 6, de 27 de setembro de 1989, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e à sociedade mato-grossense, sendo a mais alta honraria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Prestes a completar 75 anos, Juvenal se aposentará no próximo dia 16 de julho, encerrando uma carreira de 42 anos na magistratura. Ele ingressou no Judiciário em 4 de janeiro de 1984, por concurso público, após atuar como advogado e professor.
Natural de Poxoréu, o desembargador é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá e possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Antes da magistratura, trabalhou em cartório, na iniciativa privada, no Exército Brasileiro, exerceu a advocacia e lecionou por mais de 20 anos.
Como juiz, atuou nas comarcas de Poxoréu, Rondonópolis e Cuiabá, nas áreas cível, criminal e eleitoral. Também foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz convocado nas Câmaras Cíveis, Criminais, Turmas Reunidas e Tribunal Pleno. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade.
Ao longo da carreira, ocupou funções como vice-presidente do TJMT, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedor-geral da Justiça no biênio 2023/2024. Mais recentemente, presidiu a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno e o Comitê de Promoção da Equidade Racial do tribunal.
Durante a homenagem, Juvenal afirmou que deixa a magistratura com o sentimento de dever cumprido.
"Combati o bom combate. Terminei minha carreira. Vivi na fé, batalhas lutei, guerras venci. Hoje encerro esta trajetória com a consciência de que fiz o melhor que me foi possível para o bem de todos", declarou.
Ao agradecer a homenagem, o desembargador também reconheceu o apoio recebido ao longo da carreira.
"Encerro essa fase eternamente grato pela saudável convivência, sobretudo pelo muito mais que aprendi do que ensinei. Levo comigo as memórias e o orgulho de ter feito parte da história do Poder Judiciário do meu Estado", afirmou.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a contribuição de Juvenal para o fortalecimento do Judiciário mato-grossense e relembrou a convivência entre os dois desde a época em que atuavam como advogados em Rondonópolis.
"A presença de Vossa Excelência nesta Casa deixa uma marca de seriedade, discrição e trabalho efetivo. Ao longo de sua trajetória, destacou-se pela firmeza técnica e pela atenção aos problemas concretos da Justiça, oferecendo importante contribuição para a implantação do modelo estadual do Juiz das Garantias em Mato Grosso", disse.
Zuquim também recordou uma frase dita por Juvenal no início da carreira.
"Quando disseram que não havia espaço para mais advogados, ele respondeu: 'O sol é muito grande e dá luz a todos'. Essa resposta revelava coragem, humildade e respeito pelo espaço de cada um", relembrou.
O desembargador Geraldo Giraldelli, que atuou ao lado de Juvenal na Câmara Criminal, ressaltou o legado deixado pelo colega.
"O desembargador Juvenal sempre foi uma pessoa simples, humilde, de um coração sem tamanho e extremamente capacitado. Sabia ser firme quando necessário, mas sem perder a humanidade. Sua toga foi honrada ao longo de toda a carreira e representa um exemplo para o Judiciário mato-grossense", afirmou.
A médica Solange Went de Ferreira, companheira do desembargador, destacou o apoio da família durante a carreira e falou sobre os planos para a aposentadoria.
"O vínculo familiar é muito importante em uma carreira como essa. Agora vamos nos organizar para ficarmos mais próximos e aproveitar um pouco mais a vida. Tenho certeza de que ele ainda tem muito a contribuir. É uma pessoa extremamente inteligente e certamente continuará colocando sua experiência e conhecimento a serviço da sociedade", disse.
Ao encerrar o discurso, Juvenal afirmou que pretende continuar trabalhando em favor da sociedade mesmo após deixar a magistratura.
"Enquanto vida eu tiver, continuarei trabalhando pelo bem-estar das pessoas, porque o trabalho enobrece o homem. Sigo para um novo tempo levando comigo a gratidão, as lembranças e a certeza de que vivi na fé."
Instituída pela Resolução nº 6, de 27 de setembro de 1989, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e à sociedade mato-grossense, sendo a mais alta honraria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Publicado originalmente em infoverus.com.br



